5ª jornada


O FC Porto manteve a primeira posição do campeonato, ex aequo com o Sporting. Os dragões e leões foram os grandes vencedores da jornada porque deixaram o Benfica a quatro pontos. Neste momento existe uma vantagem pontual e psicológica dos dois primeiros sobre o campeão nacional. Daqui a três jornadas há novo encontro entre candidatos ao título com a visita dos leões à Luz.

A ronda cinco proporcionou as primeiras chicotadas psicológicas da temporada. A quinta derrota da Académica acabou com o reinado de José Viterbo. O técnico conseguiu salvar a equipa da despromoção na temporada passada. Os vimaranenses também despediram Armando Evangelista após o empate em Setúbal. A popularidade do substituto de Rui Vitória ficou em baixo quando falhou o apuramento para a fase de grupos da Liga Europa. 

Numa fase positiva estão o Sp.Braga, Estoril e Rio Ave. O clube minhoto luta tranquilamente para ficar no quarto lugar com boas exibições e goleadas no AXA. Só falta vencer fora de casa para a regularidade permitir voos mais altos. No entanto, com o Vit.Guimarães na parte baixo da classificação, os bracarenses têm possibilidades de guardar o lugar. Na próxima ronda a visita dos guerreiros ao castelo vimaranense vai dissipar algumas dúvidas. Os canarinhos e vila condenses voltam à boa forma competitiva, após uma temporada em que a participação na Liga Europa retirou o foco no campeonato. 

Uma palavra para o Arouca e o União da Madeira. As duas equipas consideradas mais fracas amealham pontos importantes nesta fase, deixando clubes históricos como a Académica, Belenenses, Vit.Guimarães e Marítimo sob pressão por estarem na cauda da classificação. 

Positivo
Vitória do FC Porto sobre Benfica, goleada dos bracarenses contra o Marítimo, vitórias do Rio Ave em Paços de Ferreira e do Estoril sobre o Tondela, 

Negativo
Chicotadas psicológicas na Académica e Vit.Guimarães, má forma exibicional de Belenenses e Marítimo, Nacional fechado a sete chaves em Alvaldade, V.Setúbal regista três empates em casa

Nomeações MVP: Arnold (Vit.Setúbal); Léo Bonatini (Estoril); Heldon (Rio Ave); Zé Manuel (Boavista); Maurides (Arouca); André André (FC Porto); Miguel Rosa (Belenenses); Stoiljkovic (Sp.Braga); Freddy Montero (Sporting)



Comentários

Mensagens populares