Sporting Clube Farense


O Farense sempre foi o clube mais representativo do Algarve na primeira divisão. O Olhanense e o Portimonense também fizeram história no primeiro escalão, mas os leões de Faro são os mais frequentes. O clube conta com uma presença na final da Taça de Portugal na temporada 1989/1990 e a participação na Taça Uefa 1995/1996 após um quinto lugar na temporada anterior. As deslocações dos grandes ao Estádio São Luís eram sempre momentos difíceis. 

Antes de estabilizar como equipa de primeira, o Farense subiu e desceu várias vezes, mas no final da década de 90 conseguiu a permanência entre os grandes. 

A época 2001/2002 marcou o início da queda do clube onde jogou Hassan Nader. Os problemas financeiros originaram sucessivas descidas até à 3ª divisão nacional. Em 2005/2006 os responsáveis não conseguem inscrever a equipa sénior nos campeonatos.

No entanto, a ausência não foi demorada, já que, no ano seguinte o Farense volta a competir ao nível mais alto. Nos últimos tem feito uma recuperação desportiva e financeira que culminou com a promoção à segunda divisão em 2012/2013. Neste período teve alguns insucessos desportivos, mas ficou definitivamente no segundo escalão. O público nunca deixou de marcar presença, mesmo quando jogou no Estádio Algarve.

O objectivo do Farense tem de ser a promoção à primeira divisão no curto prazo. Os adeptos do futebol sentem saudades do mítico clube e os adversários querem regressar ao Algarve para competirem a nível profissional. 

Comentários

Mensagens populares