Islândia quer chegar aos oitavos-de-final do Euro 2016 parte 1

Photo: Iceland Federation


A Islândia conquistou o apuramento directo para o Euro 2016 no segundo lugar do Grupo A com 20 pontos. Os islandeses só perderam a primeira posição na última ronda para a República Checa, mas ficaram à frente da Turquia e da Holanda. Durante os dez jogos obtiveram seis vitórias, dois empates e duas derrotas. O melhor marcador foi Gylfir Sigurdsson com seis tentos, embora a estrela da equipa seja Eidur Gudjohnsen. No próximo ano, a selecção islandesa vai disputar pela primeira vez um Europeu de futebol.

A equipa treinada por Lars Lagerback e Heimir Hallgrimsson promete continuar a ser ambiciosa. Um responsável da Federação Islandesa de Futebol revelou ao Golo que o bom trabalho tem de continuar. Ómar Smàrason garante que “pretendemos passar a fase de grupos”.

A transferência de jogadores para os principais clubes europeus ajudou no crescimento da formação nacional, além do trabalho efectuado nas escolas para o futebol estar ao mesmo nível de outras modalidades. Ómar Smàrason considera que “a nossa selecção beneficia com a presença dos nossos jogadores em campeonatos profissionais”, apesar do “investimento nos equipamentos e no desenvolvimento do treino”.

As declarações dos responsáveis islandeses mostram que a qualificação não aconteceu pela boa vontade da UEFA que aumentou o número de participantes no próximo europeu, já que, nas últimas fases de qualificação, a Islândia também esteve presente em alguns play-off.


Amanhã publicamos o segundo número da reportagem no qual revelamos o investimento realizado pelas autoridades no futebol. 

Comentários

Mensagens populares