Liverpool Football Club



O Liverpool é um dos clubes mais antigos de Inglaterra. Ao longo da sua existência, os reds tornaram-se num gigante que luta sempre pelo título nacional. No entanto, a última liga inglesa foi conquistada há 25 anos, sendo que há duas temporadas estiveram perto de vencer, mas os derradeiros jogos permitiram o Manchester City de ganhar o campeonato. 

Apesar de tudo, houve algumas vitórias importantes como foi a Liga dos Campeões em 2004-2005 e a Taça de Inglaterra na temporada seguinte. O último festejo dos reds aconteceu em 2011-2012 com a vitória na Taça da Liga Inglesa. Os adeptos entendem que o clube necessita de vencer o campeonato, o que não acontece há bastante tempo. As cinco Ligas dos Campeões não apagam a mágoa por terem sido ultrapassados pelo Manchester United como o clube mais titulado em Inglaterra.

O maior emblema do Liverpool são os adeptos. Nos jogos em Anfield o público canta sempre o lema "You´ll never walk alone", como forma de motivar os jogadores. 

A alegria não apaga os momentos trágicos pelos quais o Liverpool passou. As tragédias de Heysel e Hillsborough que levaram à morte de 135 pessoas tiveram lugar em desafios onde participava a equipa de Anfield. Na tragédia de Heysel em Bruxelas, jogava contra a Juventus e em Hillsborough contra o Nottingham Forest.

O grande rival dos reds é o Everton. A existência do vizinho provocou o nascimento do Liverpool Football Club em 1892. De acordo com a história, John Houlding comprou o Anfield em 1891. Neste estádio jogava o Everton há sete anos, mas Houlding propôs um aumento do aluguer. Os dirigentes locais ficaram revoltados e mudaram para o Goodison Park. John Houlding decidiu que a única forma de ocupar o Anfield era criar um novo clube. Assim nasceu o Liverpool Football Club, embora o seu fundador tentasse registar o nome de Everton Football Club, mas a FA não aceitou o pedido. 

Durante a existência, o clube já teve 21 treinadores. O jogador com mais partidas foi Ian Callaghan com 857 jogos entre 1960 e 1978. Os mais recentes Jamie Carragher e Steven Gerrard ocupam a segunda e terceira posição. Ian Rush é o melhor artilheiro de sempre com 346 golos. 

Comentários

Mensagens populares