A tecnologia ao serviço dos treinadores


O projecto Dossier Treinador desenvolvido por Paulo Correia e José Carvalho nasceu em 2011 com o lançamento de um livro que continha várias fichas de registo relacionadas com as áreas de intervenção de um treinador. A ideia surgiu porque os dois autores sentiram a necessidade de uniformizar todos os documentos respeitantes ao treino e à táctica. Na segunda edição da obra foram incluídas novos dados.

O sucesso do livro lançou os dois autores para voos mais altos. O projecto teve continuidade no espaço digital com a criação de uma aplicação online para garantir mais capacidade de armazenamento de dados, além de permitir a implementação noutros países. 

O mentor da ideia, Paulo Correia, explicou ao Golo que o “treinador desenvolve o trabalho ao mesmo tempo que recorre às opções da aplicação”, tendo acrescentado que “as fichas serão a base do trabalho que se desenvolve ao longo da temporada desportiva”. Todas as tarefas técnicas estão previstas no programa que poderá ser utilizada por qualquer treinador. No entanto, Paulo Correia garante que “cabe ao treinador explorar as capacidades existentes na aplicação”. A organização permite aos técnicos desenvolverem um trabalho sustentado e rigoroso.

O desenvolvimento do treino desportivo, em particular no futebol, tem sido acompanhado pela criação de novos sistemas tecnológicos. Os exercícios físicos e tácticos, bem como as questões relacionadas com a parte mental não são os únicos elementos essenciais para garantir a qualidade no treino de uma equipa. Numa altura em que existe maior equilíbrio entre as equipas, a tecnologia assume maior importância. Paulo Correia considera que “ninguém duvida do importante contributo que a tecnologia pode emprestar ao futebol”.


Mais info em www.dossiertreinador.com e https://www.facebook.com/dossiertreinadorfutebol/?fref=ts

Comentários

Mensagens populares