Paris Saint Germain


O Paris Saint Germain resultou da fusão entre o Paris Football Club e o Stade Saint-Germain em 1970. As cores do clube representam as da capital francesa, estando também presentes na bandeira francesa. 

O clube conta com cinco campeonatos franceses, sendo que os três últimos foram conquistados nas derradeiras temporadas. Os primeiros dois títulos aconteceram em 84-85 e 93-94. 

A partir desse momento houve um enorme período de crise desportiva apesar dos investimentos feitos em grandes jogadores. Durante dez anos andou perdido pelos últimos lugares da classificação, tendo mesmo evitado a despromoção perto do final.

A vida do PSG mudou em Junho de 2011 após a compra de um grupo de investimento do Qatar. O novo desafio era colocar o clube no topo do campeonato francês, além de tentar vencer a sua primeira competição europeia. A contratação de Zlatan Ibrahimovic foi o primeiro passo para o regresso do clube parisiense ao topo da Ligue 1. 

Nos últimos três, o PSG não tem encontrado rival à altura. 

A presença de jogadores portugueses também é uma das características do campeão francês. Daniel Kennedy, Hugo Leal, Hélder Cristóvão, Humberto Coelho, João Alves e Pedro Pauleta fizeram parte do clube, além do técnico Artur Jorge. No entanto, também existiram jogadores brasileiros de renome como Raí, Ronaldinho Gaúcho, Valdo e Ricardo Gomes.

O açoriano Pauleta tinha o título de melhor marcador de sempre do clube com 109 golos, mas o sueco Ibrahimovic ultrapassou recentemente o português num jogo da Champions League. Ibra conta com 115 golos, mas deve marcar mais. 

Comentários

Mensagens populares