14ª jornada


Os dragões terminam o ano de 2015 na liderança do campeonato após a vitória sobre a Académica e a derrota dos leões na Madeira frente ao União. O FC Porto visita o Sporting na próxima jornada na condição de líder. Estamos perante um feito inédito para Julen Lopetegui, já que o treinador espanhol nunca esteve com os dragões em primeiro lugar. Um excelente desafio para um treinador que tem sido contestado pelos adeptos. O desafio de Alvalade vai servir como um grande teste para as capacidades de Lopetegui. Um mau resultado levanta de novo as vozes críticas. No entanto, o resultado dos leões na Madeira e o afastamento da Taça de Portugal aos pés dos guerreiros também coloca pressão em Jorge Jesus. Quem estará à espera de um empate é o Benfica que tenta aproximar-se da liderança.

Neste final de campeonato destaque para as exibições do V.Setúbal e Moreirense. Os sadinos ocupam o quinto lugar em conjunto com o Paços de Ferreira e Rio Ave, embora o percurso do Setúbal seja mais relevante, já que, na temporada passada lutou pela permanência até ao fim do campeonato. Um grande trabalho de Quim Machado só comparável com aquilo que Lito Vidigal está a fazer em Arouca. Os dois clubes deram um salto gigante na qualidade futebolística, apesar de terem mantido a maior parte dos jogadores. O Moreirense também recuperou bastante nas últimas jornadas, estando a salvo dos lugares de descida. A tendência da equipa de Miguel Leal é para subir ainda mais, uma vez que, existe muita qualidade. O Vit.Guimarães sobe igualmente na classificação, mas ainda fica longe dos lugares habituais, sendo que, os actuais candidatos às competições europeias são mais fortes do que a equipa liderada por Sérgio Conceição.

A jornada mostrou uma nova face do União da Madeira. A vitória contra o Sporting na mesma semana em que conseguiu um empate contra o Benfica relativamente a uma jornada em atraso salvou Luís Norton de Matos da despedida. O técnico estava sob pressão numa semana em que iria defrontar águias e leões. Os jogadores mostraram que estão ao lado do treinador e não do presidente que colocou o plantel numa situação complicada perante os principais candidatos ao título. 

Positivo
Vitória do União da Madeira contra o Sporting, quinto lugar do V.Setúbal e oitavo do Arouca no final de 2015, primeira vitória de Júlio Velazquez no comando técnico do Belenenses, exibições positivas de Rafael Martins, André Claro e Filipe Ferreira, mais dois golos de Jonas que o colocam no primeiro lugar da lista de melhores marcadores

Negativos
Exibições pálidas de Benfica, Sporting, FC Porto e Sp.Braga; Boavista continua a descer na classificação, Tondela cada vez mais último e sem melhorar produção

MVP´s: Velázquez(Arouca), Octávio(Vit.Guimarães), Jonas(Benfica), Rafael Martins(Moreirense), Danilo Dias(União Madeira), Aboubakar(FC Porto), Filipe Ferreira(Belenenses), Marafona(Paços de Ferreira), André Claro(V.Setúbal)

Melhor jogador da 13ª jornada: Stoilijkovic(Sp.Braga)
Melhor marcador: Jonas

Comentários

Mensagens populares