José Mourinho já não é especial



A segunda passagem de José Mourinho pelo Chelsea foi pior do que a primeira porque conquistou menos títulos, embora os rivais também estejam melhores do que há dez anos, como é o caso do Manchester City. No entanto, nada justifica o péssimo campeonato que o campeão está a realizar. O futuro dirá se os jogadores quiseram tramar Mourinho como acontece sempre quando um clube ganhador passa rapidamente para perdedor. Tenho a certeza que os jogadores não renderam porque não podem mais. De facto, quem tem Fabregas, Oscar, Hazard e tantos outros que se atropelam em campo não conseguem formar uma equipa. Na minha opinião o erro do técnico foi apostar em jogadores com o mesmo talento e semelhante presença em campo. Ou seja, tendo as mesmas características futebolísticas e tácticas. Outro aspecto negativo é a defesa de papel, que ainda se apoia no veterano Terry e no frágil Ivanovic. 

O Chelsea não tem melhor equipa do que Arsenal, Manchester City e Manchester United. Nem melhores jogadores do que os principais rivais que lutam pelo título. Talvez o técnico português quisesse outro tipo de jogadores, mas só lhe deram a possibilidade de comprar Pedro Rodríguez. 

A carreira de Mourinho em Inglaterra está arrumada. Não acredito que volte a Terras de Sua Majestade para treinar os gunners, o City, Red Devils ou Liverpool. Em Espanha só mesmo o Barcelona, o Atlético Madrid ou Valência. Na liga italiana a porta do Inter sempre esteve aberta, bem como dos outros principais clubes. Ainda falta experimentar a Bundesliga, o que seria um grande desafio, e voltar para Portugal treinar o Benfica. 

O problema que se coloca nestes locais nada tem a ver com questões futebolísticas, mas relativamente a situações pessoais. Mourinho gosta de utilizar a imagem para ser o centro das atenções. Contudo, nos dois sítios onde foi considerado especial, Espanha e Inglaterra, as portas estão praticamente fechadas. Nos outros campeonatos, José é mais um, igual a todos os restantes treinadores, pelo que, nunca será especial

Comentários

Mensagens populares