1ª volta



Os leões acabaram a primeira volta na liderança do campeonato com mais quatro pontos do que o Benfica e FC Porto. Nesta ronda os grandes venceram os adversários, sendo que o Sporting podia ter deixado dois pontos em Alvalade contra o Sp.Braga. Os bracarenses mereciam estar na luta pelo título devido ao futebol que praticaram ao longo das 17 jornadas. Espera-se que o nível de rendimento suba, mas será difícil acompanhar o rendimento dos principais favoritos. 

A luta pelo quinto lugar também tem sido interessante. Paços de Ferreira e Rio Ave são as equipas que têm melhor equipa, mas Arouca, Vit.Guimarães e V.Setúbal também contam para a corrida. No entanto, a equipa aveirense não tem ambições europeias e os dois Vitórias pautam as exibições por alguma irregularidade, sendo que os sadinos ficam contentes com a manutenção, apesar de Quim Machado ter assumido uma candidatura europeia. Isso não deverá ser possível porque na segunda volta as dificuldades vão aumentar, já que, as equipas do fundo da tabela irão jogar mais fechadas em busca do pontinho. 

As restantes formações estarão na luta pela manutenção. A partir da décima posição ocupada pelo Marítimo até ao último lugar vai haver uma luta interessante com a presença de clubes históricos na confusão. Uma nota negativa para a prestação das três equipas da Madeira nos piores lugares. Marítimo e Nacional têm a obrigação de fazer melhor, assim como o Belenenses. O Boavista corre o risco de descer, já que, a entrada de Erwin Sanchez não resultou nem a troca de Petit pelo clube do Bessa para o Tondela. Nesta luta dos piores, um destaque motivador para o União da Madeira que tem feito pela vida. 

A partir de agora quem perder pontos fica com o objectivo mais longe. 

Positivo
Três grandes na luta pelo título; Sp.Braga apresenta qualidade de futebol; Quim Machado e Lito Vidigal levam respectivos clubes a lutarem pela Europa, após vários anos de sofrimento para se manterem na primeira divisão; Paços de Ferreira e Rio Ave são definitivamente clubes europeus; prestação do União Madeira

Negativo
Despedimento de Lopetegui; Petit trocou o Boavista pelo Tondela, mas continua no último lugar do campeonato, Vit.Guimarães, Belenenses, Marítimo e Nacional longe da luta pelos lugares europeus, Erwin Sanchez colocou o Boavista na zona de despromoção, péssima temporada do Estoril

MVP´S: Walter Gonzalez(Arouca), Marega(Marítimo), Slimani(Sporting), Hugo Seco(Académica), Guedes(Rio Ave), Anderson Luís(Estoril), Aboubakar(FC Porto), Jonas(Benfica), Bruno Moreira(Paços de Ferreira)

Melhor jogador 16ª jornada: Bruno Moreira (Paços de Ferreira)

Comentários

Mensagens populares