História das competições: Euro 1960



A primeira edição do Europeu de futebol também contou apenas com a presença de quatro selecções, escolhidas após 17 equipas terem realizado eliminatórias a duas mãos até às meias-finais. As formações que atingiram a última fase foram a França, União Soviética, Jugoslávia e Checoslováquia. A UEFA decidiu atribuir a organização aos franceses. 

As principais selecções como a Alemanha Ocidental, Itália e Inglaterra não se inscreveram nas eliminatórias. A Espanha foi impedida de participar nos quartos-de-final contra os soviéticos por vontade do General Franco. 

As quatro formações só jogaram dois jogos. O das meias-finais e a final ou jogo de atribuição do terceiro e quarto lugar. Não foi organizado um grupo como na primeira edição da Copa América. 

A União Soviética bateu a Checoslováquia por 3-0 enquanto Jugoslávia venceu a anfitriã por 5-4. Os franceses nem sequer conseguiram ficar no terceiro lugar porque perderam por 2-0 contra os checos. A má prestação da equipa gaulesa não permitiu a entrada de nenhum jogador no onze ideal da UEFA. 

A final de Paris no dia 10 de Julho, consagrou a União Soviética como a primeira vencedora de um Europeu após bater a Jugoslávia por 2-1 no prolongamento. Ponedelnik marcou aos 113 minutos o tento da vitória. 

O pontapé de saída para a aventura dos campeonatos da Europa de futebol estava dado.

Melhor onze da UEFA: Lev Yashin, Vladimir Durkovic, Josef Masupost, Valentin Ivanov, Ladislav Novak, Slava Metreveli, Igor Netto, Dragoslav Sekularac, Borisjove Kostic, Milan Galic, Viktor Poneldenik.  

Os melhores marcadores da prova com dois golos foram Valentin Ivanov, Viktor Poneldenik, Milan Galic, Drazan Jerkovic, François Heutte.

Comentários

Mensagens populares