História das competições: Euro 1968


A UEFA manteve o mesmo formato da competição, embora fazendo alterações no apuramento para a fase final. 

A qualificação decorreu entre 1966, 1967 e 1968, tendo sido dividido por oito grupos de quatro equipas. Os vencedores da cada grupo foram apurados para os quartos-de-final, que se jogaram em duas partidas. 

As equipas vencedoras da última fase foram a Inglaterra, União Soviética, Itália e a Jugoslávia. Os italianos receberam a prova durante cinco dias no mês de Junho. 

O desafio entre a União Soviética e a Itália teve a curiosidade de ser decidido por lançamento da moeda após o empate a zero no tempo regulamentar. Os anfitriões levaram a melhor e seguiram para o jogo decisivo. No outro jogo, um golo de Dzajic qualificou a Jugoslávia para a final. 

A Inglaterra venceu por 2-0 o jogo do terceiro lugar.

O jogo decisivo terminou com um empate a uma bola, pelo que, foi necessário recorrer a mais um desafio para encontrar o vencedor. Riva e Anastasi deram a vitória aos italianos na prova. 

O melhor marcador do torneio foi o jugoslavo, Dragan Djazic.

O melhor onze da UEFA inclui jogadores de todas as selecções. A entidade escolheu: Dino Zoff, Fazlagic, Shesternyov, Bobby More, Giacinto Facchetti, Angelo Domenghini, Ivica Osim, Sandro Mazzola, Dragan Dzajic, Geoff Hurst, Luigi Riva



Comentários

Mensagens populares