História das Competições: Copa América 1979


O formato da competição manteve-se quatro anos depois da edição em 1975. Não houve nenhuma sede fixa para se jogar a fase de grupos. Nas meias-finais foram apurados os três primeiros de cada grupo mais o Peru, que recebeu as meias-finais e a final. 

Nos grupos apuraram-se o Brasil, Paraguai e o Chile. 

No dia 17 de Outubro, o Chile venceu a selecção anfitriã na capital peruana, enquanto o 0-0 foi o resultado entre as duas formações em Santiago do Chile. 

No outro jogo, o Paraguai ganhou em casa ao Brasil, sendo que, o empate em Brasília foi suficiente para a passagem dos encarnados ao jogo decisivo. 

A final disputou-se em dois jogos. No primeiro o Paraguai derrotou o Chile por 3-0. No segundo jogo, o único golo chileno permitiu a realização de um terceiro desafio em Buenos Aires. Nesse jogo, o empata a zero beneficiou o Paraguai devido ao maior número de golos marcados nos dois desafios anteriores. 

O Paraguai conquistou o troféu pela segunda vez num torneio com 63 golos marcados. O chileno Peredo e o paraguaio Morel foram os melhores marcadores com 4 golos. 

Comentários

Mensagens populares