História das Competições: Copa América 1975

A primeira edição da Copa América aconteceu em 1975, mas sem uma sede fixa. No entanto, a 30ª edição do contando com todos os campeonatos sul-americanos, juntou as 10 equipas da COMMEBOL pela primeira vez. 

Na primeira fase as equipas foram divididas em três grupos de três, sendo que só passava uma à fase seguinte. O estatuto de campeão do Uruguai permitiu jogar apenas as meias-finais a duas voltas. 

O Brasil, Peru e a Colômbia venceram os respectivos grupos. A Venezuela não conquistou qualquer ponto, tendo sido goleada pela Argentina por 11-0 e pelo Brasil por 6 golos sem resposta. 

As meias-finais também eram jogadas a duas mãos. 

A Colômbia recebeu o Uruguai em casa por 3-0 e na deslocação a Montevideu perdeu apenas por 0-1. 

A outra meia-final entre Brasil e Peru foi mais equilibrada com uma vitória do Peru em casa do Brasil por 1-3. No segundo jogo, os brasileiros igualaram a eliminatória após terem vencido por 0-2. O vencedor do jogo teve ser encontrado através de moeda ao ar. Os peruanos foram mais felizes. 

A final também teve ser disputada num segundo jogo, já que, as equipas venceram os jogos em casa. A Colômbia ganhou por 1-0, mas o Peru marcou dois golos sem resposta na segunda mão. 

A capital da Venezuela recebeu a finalíssima do torneio no dia 22 de Outubro. Um golo do Peru ofereceu o segundo título na história da competição. 

Comentários

Mensagens populares