História das Competições: Euro 1984



O Euro 84 marcou uma selecção e um jogador em particular. A França de Michel Platini ganhou o torneio, que contou a primeira participação de uma selecção portuguesa. Os lusos estiveram à altura da ocasião, ao chegaram às meias-finais caindo aos pés dos franceses, num jogo fenomenal de Portugal. 

O torneio contou com dois grupos de quatro equipas, sendo que, os dois primeiros passaram às meias-finais.

A grande estrela do torneio resolveu a passagem da França à fase seguinte. Michel Platini marcou um golo contra a Dinamarca, dois contra a Bélgica e três frente à Jugoslávia. Dos 9 golos marcados pela França na fase de grupo, 6 pertenceram a Platini. A Dinamarca acompanhou os franceses nas meias-finais. 

O grupo era constituído pela Espanha, Portugal, Alemanha Ocidental e a Roménia. A passagem de Portugal só ficou certa na última jornada. Os Patrícios empataram contra a Alemanha e a Espanha. Por seu lado, os alemães venceram a Roménia na segunda jornada. Ao fim de dois jogos, Portugal e Espanha tinham 2 pontos e a Alemanha 3. 

Na última jornada, a vitória de Portugal sobre a Roménia garantiu o apuramento, mas a Espanha conquistou o primeiro lugar com os mesmos pontos, mas tendo mais um golo marcado. Por esta razão, Portugal jogava com a França e a Espanha defrontava a Dinamarca.

Os espanhóis conquistaram o direito de estar na final após vencerem a Dinamarca nas grandes penalidades por 5-4.

O desafio entre França e Portugal foi um dos melhores de sempre. No tempo regulamentar Domergue e Jordão fizeram os golos. O jogador do Sporting fez o 1-2 aos 98 minutos, mas Domergue empatou aos 114. A um minuto do final do prolongamento, Michel Platini garantiu a presença na final dos anfitriões. Portugal caiu de pé do Euro francês.

Na final, os golos de Platini e Bellone ofereceram o primeiro título europeu à França. 

Michel Platini marcou 9 golos, enquanto a UEFA escolheu o seguinte Onze: Bento, Morten Olsen, Eurico, Stielike, Juan Antonio Señor, Jean Tigana, Alan Giresse, Michel Platini, Chalana, Rudi Voller, Jordão

Comentários

Mensagens populares