História da Competições: Euro 2000


O Euro 2000 foi o primeiro disputado em dois países. A Bélgica e a Holanda organizaram um campeonato de futebol que contou com mais uma boa prestação de Portugal. 

A Eslovénia estreou-se na competição.

As 16 equipas foram divididas em quatro grupos. 

A selecção portuguesa não teve uma tarefa fácil porque defrontou Roménia, Inglaterra e Alemanha. No entanto, a equipa das quinas surpreendeu a Europa com o primeiro lugar depois de ter ganho os três jogos. No jogo de estreia frente aos ingleses, a selecção venceu por 3-2. mas aos 18 minutos já estava a perder. Contudo, uma reviravolta fantástica iniciada por Figo aos 22 minutos acabou na conquista dos três pontos. João Pinto e Nuno Gomes fizeram o resultado final. No segundo jogo contra a Roménia o golo de Costinha aos 94 garantiu o apuramento e no último desafio o famoso hat-trick de Sérgio Conceição colocou a selecção como uma das favoritas. A Roménia acompanhou os portugueses para os quartos-de-final. 

No B apuraram-se Itália e Turquia com os mesmos número de pontos dos dois classificados do grupo A. Espanha ficou em primeiro do grupo C, enquanto a Jugoslávia terminou com os mesmos da Noruega, mas marcou mais. Os nórdicos só marcaram um golo em três jogos. Por sua vez os jugoslavos fizeram um jogo épico com a Eslovénia que acabou empatado a três bolas. Por fim, Holanda e França passaram tranquilamente o grupo D. 

Os dois golos de Nuno Gomes à Turquia permitiram o regresso de Portugal às meias-finais de um campeonato da Europa após o Euro 84. O adversário era a França que eliminou a Espanha por 2-1 após o prolongamento. Na outra meia-final iriam estar Itália e Holanda. Os holandeses golearam por 6-1 a Jugoslávia. 

As meias-finais foram polémicas. O jogo entre Portugal e França terminou empatado a uma bola com golos de Nuno Gomes e Henry. No entanto, uma mão de Abel Xavier na grande área portuguesa aos 117 deu a vitória aos franceses. O outro jogo foi resolvido nas grandes penalidades, tendo a sorte sorrido à Itália. 

A final seria disputada entre França e Itália. Delvecchio marcou o primeiro golo aos 55 minutos, mas Wiltord empatou aos 90, tendo levado o jogo para prolongamento, onde, Trezeguet aos 103 garantiu o segundo título europeu para os gauleses. 


Comentários

Mensagens populares