História das competições: Europeu 1988



O Euro 1988 fica para a história dos campeonatos como a última participação da Alemanha Ocidental e da União Soviética. O torneio realizou-se em solo germânico tendo contado com oito selecções, que se dividiram em dois grupos. 

No Grupo A estiveram a Alemanha Ocidental, Itália, Espanha e Dinamarca. Um grupo equilibrado, embora os alemães e italianos tenham garantido a passagem com vantagem sobre a Espanha. A Alemanha conquistou o primeiro lugar porque teve melhor diferença de golos marcados e sofridos. 

No grupo B a União Soviética e a Holanda garantiram o acesso com os soviéticos na primeira posição. 

As meias-finais colocaram frente a frente a Alemanha contra a Holanda, e a União Soviética contra a Itália. 

Os holandeses venceram os alemães por 2-1 com golos de Ronald Koeman e Marco Van Basten. Pot seu lado, a União Soviética marcou dois tentos que eliminaram a Itália. 

A final disputada no Estádio Olímpico de Munique marcou o início de uma nova era no futebol europeu com o nascimento da laranja mecânica. Os golos de Gullit e Van Basten à União Soviética confirmou o primeiro título dos holandeses numa grande competição.  


Os dois avançados holandeses fizeram parte da melhor equipa da UEFA, juntamente com Rinat Dasayev, Giuseppe Bergomi, Laszlo Racz, Frank Rijkaard, Andreas Brehme, Pierre Litbarski, Lothar Matthaus, Mykhailychenko, Alessandro Altobelli.

Comentários

Mensagens populares