Campeões 2016: Leicester



O Leicester tornou-se no 24º campeão inglês e o sexto na era Premier League. Um feito inédito de uma equipa que na temporada passada lutou para não descer e há pouco tempo estava nos escalões secundários. No entanto, a competitividade da liga permitiu às raposas e aos Spurs lutarem pelo título, em vez dos habituais clubes. Numa temporada em que o campeão Chelsea ficou afastado das competições europeias e o Liverpool e Manchester United primaram pela irregularidade, coube ao Leicester dar espectáculo e emoção ao campeonato.

O treinador Claudio Ranieri foi incutido espírito vencedor numa formação que chegou à fase mais complicada da temporada no topo, embora numa luta renhida com o Arsenal. Antes das jornadas do Natal e Ano Novo todos pensavam que os gunners iriam finalmente descolar e chegar ao título que procuram há vários anos. Mas não foi isso que aconteceu.

O Leicester aproveitou as quatro jornadas para se isolar no comando. Os clubes de Londres perderam pontos nessa altura. Contudo, a altura crucial aconteceu no final de Fevereiro em que Arsenal e Tottenham perdem pontos em duas jornadas consecutivas e o Leicester fez seis. A partir desse momento, tudo se conjugava para aumentar a esperança dos jogadores que nunca estiveram nestas andanças.

O técnico Ranieri montou uma boa equipa, contando com dois grandes avançados como Vardy e Mahrez. Na defesa Fuchs era sinónimo de qualidade na lateral-esquerda, além de Drinkwater. No entanto, também é preciso realçar as qualidades de Kanté e Wes Morgan. Apesar da importância de todos os jogadores, o grande nome da equipa mora na baliza. O filho de Peter Schmeichel foi uma autêntica parede.

Ninguém sabe o que vai acontecer na próxima temporada, embora a presença na Liga dos Campeões seja um estímulo grande. A reconquista do campeonato será difícil, mas as raposas ganham direito a disputar troféus, receberem mais dinheiro por causa das transferências e presença na Champions, além de poderem contratar bons jogadores. Não será um italiano que vai desfazer a atitude competitiva revelada na actual época. 

Comentários

Mensagens populares