História das Competições: Colômbia 2001


A Colômbia ganhou o primeiro torneio no ano em que organizou a Copa América. As equipas da COMMEBOL menos a Argentina participaram, mais o México, Honduras e Costa Rica.

A selecção da casa defrontou no grupo A o Chile, Equador e Venezuela, tendo feito o pleno, além de não ter sofrido golos. 

Na primeira fase destaque para o apuramento da Costa Rica e Honduras num grupo onde também estava o Uruguai e a Bolívia. No entanto, os uruguaios chegaram aos quartos-de-final porque venceram o grupo extra com os terceiros classificado, embora em igualdade pontual com o Peru, mas com melhor diferença de golos marcados e sofridos. Os peruanos também passaram.

A grande surpresa dos quartos-de-final foi a eliminação do Brasil aos pés das Honduras. O México continuava as boas prestações na pele de convidado, tendo ganho 2-0 ao Chile. O Uruguai deixou outra imagem nas eliminatórias, vencendo a Costa Rica por 2-1. Por fim, a Colômbia venceu tranquilamente o Peru por 3-0 com dois goos de Aristizabal.

O jogador colombiano também marcou na vitória por 2-0 frente às Honduras que permitiu o acesso à final. No outro desafio, o Uruguai caiu perante a selecção mexicana.

A vitória dos colombianos surgiu aos 66 minutos através de um golo de Córdoba. 

Comentários

Mensagens populares