Europerguntas a Francisco Mendes da Silva





Qual a melhor equipa da primeira fase do campeonato da Europa?
A Espanha e a Alemanha ainda me parecem as apostas mais seguras. São, do que consegui ver – e apesar de não terem estado perfeitas –, as equipas com ideias de jogo mais sólidas e testadas, aquelas que parecem estar mais à vontade com o que lhes é pedido em campo.
Qual a selecção que mais desiludiu?
Portugal, claro, para já. Foi uma desilusão pessoal, porque eu sou daqueles portugueses que sofro mesmo pela selecção. Mas, acima de tudo, foi uma desilusão objectiva: a equipa portuguesa foi provavelmente aquela em que se notou uma maior distância entre os resultados obtidos e as expectativas justamente geradas pela qualidade individual dos jogadores.
Qual o jogador que esteve em destaque nesta fase? Não há nada que eu inveje mais do que a inteligência alheia. Por isso, não tenho dúvidas: Iniesta. Como avalias o futebol praticado? Sofrível A primeira fase mostra que o alargamento foi uma boa opção da UEFA?
Eu percebo e tendo a concordar com o alargamento, porque é uma forma de promover o lado festivo e de agregação cultural do futebol (e o “negócio”, obviamente). No entanto, tenho muitas dúvidas sobre este modelo em que praticamente todas as equipas transitam para a próxima fase, porque faz com que o objectivo principal de grande parte das selecções seja não perder qualquer jogo. Uma prestação que em condições normais seria paupérrima (como por exemplo a obtenção de três pontos em três jogos) permite a qualificação para os oitavos. Parece-me uma solução indigna de uma fase final de um campeonato da Europa, que a continuar acabará por desvalorizar o próprio campeonato. A primeira fase será vista no futuro simplesmente como uma espécie de play-off das qualificações, antes de a verdadeira competição se iniciar, apenas nos oitavos de final.
 

.Qual o momento mais marcante do Europeu?
Infelizmente, é um momento extra-futebol: o regresso aos estádios da violência organizada por parte das supostas claques, designadamente dos grupos de adeptos da Rússia (e, ainda que com menor gravidade, da Inglaterra)

Comentários

Mensagens populares