Europerguntas a João Castelo-Branco


Qual a melhor equipa da primeira fase do Europeu?

Todas jogaram o seu futebol de acordo com as suas capacidades. Podemos destacar as exibições do Pais de Gales, onde foi o justo vencedor do grupo, contudo não podemos dizer que foi a melhor equipa desta fase do Europeu. Seria tirar mérito a outras equipas dizer qual foi a melhor seleção num europeu onde os jogos não foram de grande qualidade, mas houve muitas surpresas nesta fase, equipas que fizeram história e praticaram o seu futebol que deu resultados. Portanto penso que seria injusto dizer que houve uma equipa melhor que as outras todas.

Qual a maior desilusão?

Tendo em conta os grupos penso que a selecção portuguesa foi a que mais desiludiu. Um grupo onde Portugal era o favorito, e tinha a obrigação de acabar o grupo com 9 pontos, infelizmente não conseguiu fazer e penso que temos de destacar este feito, dizendo que foi a selecção que mais desiludiu nesta fase do Europeu. Mas temos também selecções como a Rússia e a Suécia que não conseguiram praticar um bom futebol, embora a Suécia num grupo mais complicado, a Rússia num grupo onde na teoria tinha capacidades para se qualificar para a fase final, mas acabou por não conseguir.


Qual o melhor jogador?

Destaco o guarda-redes da Islândia, que até ao momento é o guarda-redes com mais defesas neste campeonato, destaco também dois jogadores espanhóis. O Iniesta que continua a mostrar muita classe e inteligência durante o jogo, e o Morata que já leva 3 golos nesta fase, destaco também Gareth Bale que foi o jogador chave e levou o Pais de Gales a ser primeiro do grupo.


Como avalias o futebol praticado?

O futebol praticado nesta fase tem sido muito pobre, vemos equipas como Alemanha, Portugal e Espanha com mais de 60% de média na posse de bola, mas o futebol não é muito atractivo, sendo as que fazem mais passes durante o jogo, mas o futebol torna-se chato, embora a Espanha tenha feito 5 golos nesta fase. Todas as equipas fizeram golos, e as três que indiquei passaram à fase final, mas de forma geral o futebol tem sido fraco e os jogos pouco atractivos

O alargamento foi uma boa aposta da UEFA?

- O alargamento veio para dar oportunidade a muitas selecções jogarem numa competição internacional, mas por outro lado torna a prova ligeiramente mais fraca porque temos muitas equipas que nunca se qualificaram ou raramente se qualificam. E tendo em conta que temos 24 selecções, seria de esperar um europeu com bons jogos e bom futebol, mas isso não aconteceu de uma forma geral. O alargamento no meu ponto de vista diminuiu a qualidade dos jogos em relação aos anos anteriores, onde havia 16 equipas e os jogos eram mais competitivos. Mas veio a mostrar que as equipas teoricamente mais fracas são capazes de fazer um bom europeu e lutarem de igual modo com os grandes, temos o exemplo da Islândia, Hungria, Republica da Irlanda e Irlanda do Norte onde todas se qualificaram para a fase final.

Qual o momento que te marcou mais?


O momento que mais me marcou terá sido o jogo de Portugal-Hungria, talvez por ser português, mas também pela emoção que o jogo teve. Foi o jogo com mais golos e alguma emoção. Tenho de destacar também o que se passou fora dos relvados, pelo lado negativo os adeptos russos pelos desacatos que fizeram, mas pelo lado positivo os adeptos Irlandeses onde mostraram um fair-play enorme, onde cantaram e encantaram as ruas de França

Comentários

Mensagens populares