História das competições: Euro 2016



O Euro 2016 realizado em França estreou um novo modelo com 24 equipas divididas em seis grupos de quatro, passando os dois primeiros classificados de cada um, além dos quatro melhores terceiros.

A prova permitiu a várias selecções fazerem a estreia, como a Albânia, Eslováquia, País de Gales, Irlanda do Norte e a Islândia. Os albaneses foram os únicos que não conseguiram ultrapassar a fase de grupos. 

Na primeira fase houve algumas surpresas como a vitória no grupo D da Croácia e o segundo lugar da Espanha, o primeiro lugar do País de Gales no B à frente da Inglaterra e o terceiro lugar de Portugal num grupo que consagrou a Hungria e a Islândia como as selecções apuradas de forma directa. 

Os resultados na fase de grupos originaram uma situação curiosa com todos os antigos campeões europeus e a Inglaterra no mesmo quadro, impossibilitando que a Espanha, Itália, França e a Alemanha se encontrassem na final. Apenas uma equipa iria estar no jogo decisivo.

No outro lado, apenas a selecção portuguesa tinha estado presente na final, o que dava um estatuto diferente, mas as outras equipas também sentiam que poderiam chegar ao jogo decisivo. No entanto, acabou por ser Portugal o premiado após eliminar a Croácia, Polónia e o País de Gales.

Os galeses e os islandeses foram as grandes surpresas da segunda fase. O País de Gales venceu a Bélgica nos quartos-de-final, enquanto a Islândia só sucumbiu na mesma fase da prova perante a França, mas depois de eliminar a Inglaterra nos oitavos-de-final.

Nenhuma equipa deste quadro conseguiu eliminar adversários do mesmo calibre. A Itália eliminou a Espanha, mas perdeu contra a Alemanha, mas os alemães caíram aos pés da França, que, por sua vez, perdeu frente a Portugal na final.

O jogo decisivo era mais um confronto entre portugueses e franceses. As duas selecções já se tinham encontrado nas meias-finais do Euro 84, Euro 2000 e Mundial 2006, sempre com resultado favorável à França. No entanto, um golo de Éder aos 108 minutos mudou a história e Portugal conquistou o primeiro troféu no Campeonato da Europa, entrando para o lote de vencedores da prova. 

Comentários

Mensagens populares