Portugal conquista primeiro Campeonato da Europa

FINAL

PORTUGAL 1 FRANÇA 0
após prolongamento

Golo: Éder
MVP: Éder - Sissoko


Portugal venceu o Euro 2016, entrando para a história dos países vencedores da competição. O resultado da final em 2004 não se repetiu para felicidade dos portugueses. O golo de Éder aos 108 minutos terminou com um jogo que estava perto das grandes penalidades.

A selecção portuguesa deixou a França começar o jogo em superioridade, embora com o controlo do desafio. A lesão de Cristiano Ronaldo marcou uma nova fase do desafio, com os franceses a tentarem tudo por tudo, inclusive com uma bola ao poste perto do fim. No entanto, no prolongamento Portugal esteve melhor. 

O técnico português arriscou e meteu Éder apostando no 4x3x3, o que melhorou a qualidade de jogo da equipa. Fernando Santos nunca optou por este modelo durante o campeonato, em particular na fase de grupos, mas os 30 minutos do prolongamento mostram que era uma boa solução. Antes do tento do ex-Sp,Braga, Raphael Guerreiro também mandou uma bola à barra através de um livre. O que teria sido se o jogador do Borussia Dortmund pudesse ter marcado mais livres durante a competição.

A França teve hipóteses, mas revelou alguma incapacidade para construir jogadas e penetrar na área portuguesa. O único que tentou furar a organização foi Sissoko, mas quase sempre com remates de longe. Os bleus não estiveram como nos outros jogos porque o adversário também era melhor.

O troféu fica em Lisboa pela primeira vez e Portugal é o 10º país a conquistar a Taça Henri Delaunay.

Comentários

Mensagens populares