5ª jornada


O Benfica assumiu a liderança isolada do campeonato após o naufrágio do Sporting em Vila do Conde, brilhantemente provocado por Gil Dias. 

Os encarnados cumpriram a tradição de vencer o Sp.Braga no Estádio da Luz e regressam ao primeiro lugar após terem terminado o último campeonato naquela posição. O Benfica aproveitou ainda o empate do FC Porto em Tondela para ganhar mais dois pontos. 

A grande novidade no lote dos primeiros classificados são o Feirense e o Desp.Chaves. As duas equipas têm nove pontos, embora ainda seja cedo para dizer que escaparam à descida de divisão. Contudo, nota-se qualidade nas duas equipas. Nestas equipas existe um grande colectivo.

A jornada foi surpreendente porque permitiu as primeiras vitórias de Paços de Ferreira, Nacional e Estoril. As três equipas respiram melhor, mas precisam de melhorar alguns aspectos. 

A vitória do Nacional sobre o Marítimo provocou a primeira chicotada psicológica da temporada. Paulo César Gusmão não aguentou no comando técnico após quatro derrotas e uma vitória, sendo que, perdeu dois jogos nos Barreiros. Na análise dos jogos, dissemos que o Marítimo estava a ser mal orientado. 

Melhor jogo
Rio Ave - Sporting
Um grande jogo, sobretudo por parte dos vilacondenses que colocaram em sentido a equipa de Jesus. O Sporting era líder com quatro vitórias, mas isso não assustou os nortenhos. Os leões tentaram reagir, só que o primeiro golo surgiu apenas aos 80 minutos por Bas Dost. A atitude das duas equipas em cada parte merece destaque.

Melhor Equipa
Rio Ave
Os vilacondenses acertaram o passo. Nuno Capucho construiu uma equipa personalizada embora faltem alguns nomes conhecidos. No entanto, os bons resultados trazem para a ribalta nomes como Guedes e Gil Dias. Os dois deixaram a defesa leonina completamente desorientada. Por fim, uma nota para a qualidade de Tarantini. O médio já é um clássico do nosso campeonato e em cada ano tem sempre exibições fantásticas, funcionando como um verdadeiro pêndulo da equipa.

Sinal +

Mitroglou - O avançado grego regressou em grande com dois golos decisivos frente ao Sp.Braga. Um bom prenúncio para a temporada que se inicia. Espera-se que o jogador marque mais golos depois de ter assinado definitivamente com as águias

Sinal -

Jorge Jesus - O treinador leonino arriscou e perdeu em Vila do Conde. Não se pode deixar no banco Bas Dost e Bryan Ruiz porque são os melhores jogadores do Sporting após as saídas de Slimani e João Mário. Os erros não se ficam por aqui. Não vale a pena insistir em Bruno César na lateral esquerda e ainda por cima meter Joel Campbell na mesma faixa. O norte-americano só veio mesmo para atacar a baliza adversária. 

Comentários

Mensagens populares