Champions League. Benfica regressa aos velhos tempos de Jorge Jesus

Grupo B - 2ª jornada

Nápoles 4 Benfica 2

Golos: Dris Mertens 2, Milik, Hamsik - Gonçalo Guedes, Salvio

Uma noite europeia para esquecer da equipa encarnada. O técnico Rui Vitória incluiu André Almeida no onze para fazer face aos três médios do adversário, retirando um avançado. O objectivo era adormecer as iniciativas ofensivas do Nápoles, mas os médios benfiquistas estiveram sonolentos durante toda a partida. No início o Benfica teve dois lances de perigo causados pelos laterais. A partir desse momento morreu. 

Os italianos também não estavam a ser dominadores e ofegantes como desejavam. O equilíbrio no jogo só poderia proporcionar golos de bola parada porque nenhuma formação se instalou no meio-campo contrário. Um erro da defesa encarnada permitiu Hamsik aproveitar um canto e um livre directo de Mertens na segunda parte, fechou as contas. Ainda houve tempo para Milik marcar de grande penalidade e Mertens bisar. 

As entradas de Gonçalo Guedes e Salvio foram importantes, já que, os dois foram responsáveis por alguma emoção no final da partida. 

A táctica de Rui Vitória falhou porque a inclusão de André Almeida não serviu para nada e com maior presença ofensiva talvez pudesse haver uma surpresa. O treinador encarnado quis surpreender o adversário com contra-ataques.  A estratégia estava bem pensada, embora não tivesse sido bem executada. A titularidade de Carrillo voltou a não ser útil porque o peruano não jogou nada. Em poucos minutos no campo, Salvio fez um golo. 

A situação do Benfica no grupo só não se complicou bastante porque Besiktas e Dinamo Kiev empataram. O Nápoles só precisa de vencer os jogos em casa para se apurar. As restantes equipas irão lutar pela segunda vaga e a oportunidade de serem repescados para a Liga Europa. O Benfica devia disputar com os italianos o primeiro lugar, mas tem de se contentar com sofrimento nos jogos com formações bastante mais fracas. 

Man of the Match: Dris Mertens

Comentários

Mensagens populares