Benfica e FC Porto entre as quatro equipas que ainda faltam apurar



Na última jornada a emoção será bastante reduzida porque faltam apenas 4 equipas por se apurarem. A maioria das formações conseguiu a qualificação nesta ronda podendo descansar na próxima tendo em vista os campeonatos nacionais.

Nesses quatro lugares que restam podem caber duas equipas portuguesas, já que, o Sporting hipotecou as contas com a derrota em Alvalade frente ao Real Madrid. Benfica e FC Porto precisam de vencer os jogos ou esperar que Besiktas e FC Copenhaga percam perante os últimos classificados dos grupos. A tarefa das águias e dragões é complicada porque defrontam as melhores equipas, mas podem aproveitar o factor casa. O FC Porto tem ainda a esperança que o Leicester não se esforce por se encontrar apurado. Ao invés, o Benfica tem um duelo decisivo com o Nápoles. 

Sendo assim, ainda falta decidir as duas equipas do Grupo B, uma do Grupo G e o segundo classificado do Grupo H, que vai ser encontrada do desafio entre Sevilha e Lyon.

Não houve grandes surpresas nesta fase de grupos, pelo que, esperam-se grandes confrontos nas eliminatórias. A entrada de formações pouco habituadas na prova, como o Ludogorets e o Légia Varsóvia permitiram desequilíbrios. 

Nesta ronda houve um registo importante. Os 12 golos marcados no Borussia Dortmund - Légia Varsóvia constituíram um recorde na competição. 

STATS

Uma jornada com 50 golos só prestigia a competição. O confronto entre Dortmund e Légia ajudou ao número gordo, mas também houve seis no Besiktas-Benfica e quatro no Arsenal-PSG, além de cinco na histórica vitória do Rostov sobre o Bayern Munique. No total marcaram-se 232 golos, com o último quarto de hora das partidas a serem o período em que a bola entrou mais vezes na baliza, seguido do segundo quarto de hora e dos primeiros quinze minutos do segundo tempo. Messi continua a liderar a lista de melhores marcadores com 9, bem longe de Cavani e a restante concorrência. O argentino tem a companhia de Gundogan no capítulo dos remates à baliza, sendo que, Cristiano Ronaldo é o jogador que remata mais vezes fora do alvo. Neymar também aumentou o número de assistências. 

Na indisciplina, Franco Vázquez lidera com 19 faltas, tendo a companhia de Gatskan, mas o jogador do Sevilha foi expulso na recepção à Juventus, prejudicando o emblema espanhol. 

Melhores da Jornada

Melhor Equipa
Atlético Madrid
Os colchoneros são a única equipa invencível na competição, mostrando vontade de lutar pela terceira final na história. A exibição frente ao PSV foi apenas mais um excelente momento de superioridade. No entanto, ainda falta vencer o poderoso Bayern Munique para conquistar 18 pontos.

Melhor Jogo
Borussia Dortmund - Légia Varsóvia
Os dois clubes protagonizaram o desafio com mais golos na história da competição, batendo o anterior registo por apenas um golo. Os polacos começaram a vencer, mas o Dortmund marcou três golos em 20 minutos. A partir desse momento houve várias reviravoltas que só terminaram aos 90, sempre com o Dortmund em vantagem. Os alemães conseguiram marcar em momentos chave como o final da primeira parte o início da segunda, terminando com as ténues esperanças do Légia ultrapassar o Sporting no terceiro lugar.

Melhor jogador
Poloz (Rostov)
Uma boa exibição do jogador frente ao Bayern Munique. Um golo e uma assistência, bem como lances individuais que colocaram dificuldades aos alemães, confirma que existe qualidade na equipa russa. Os três pontos dão esperança na hipótese de lutar pela manutenção nas competições europeias da próxima temporada

NOTAS

+ A chuva de golos no Borussia Dortmund - Légia Varsóvia

+ O regresso de Leonel Messi aos golos confirmou o apuramento do Barcelona

+ A primeira vitória do Rostov na Liga dos Campeões

+ O apuramento do Mónaco revela que a equipa de Leonardo Jardim cresceu relativamente à temporada passada

- O PSV arrisca terminar a competição sem uma vitória

- Benfica e FC Porto poderiam ter confirmado o apuramento perante adversários mais fracos, mas voltaram a empatar, como sucedeu na primeira jornada

- A participação do Dinamo Zagreb

Comentários

Mensagens populares