Seis equipas já estão nos oitavos-de-final



Na quarta ronda, seis equipas alcançaram o objectivo de se qualificaram para a próxima fase. O vice-campeão vai ter possibilidade de tentar a segunda final consecutiva. O Barcelona, Bayern Munique, Borussia Dortmund, Arsenal e PSG garantem qualidade à competição na próxima fase. O campeão europeu também poderia carimbar a passagem, mas empatou no terreno do Légia Varsóvia, colocando em risco o primeiro lugar do grupo. 

O empate dos merengues no terreno do campeão polaco é o grande destaque da ronda, que poderia ser maior caso Kovacic não tivesse feito o 3-3 a cinco minutos do final. O Manchester City vingou a goleada da jornada anterior e venceu o Barcelona numa demonstração de classe. A equipa de Pep Guardiola está de regresso aos grandes momentos. O bom momento de Arsenal e PSG continua, sendo que, ainda falta saber quem será o primeiro classificado na próxima ronda. 

As equipas portuguesas devem ter sortes distintas. O Sporting está praticamente afastado da competição, embora também possa surpreender o Real Madrid em Alvalade. Benfica e FC Porto venceram, ultrapassando os segundos classificados. Os encarnados empataram com o Nápoles na classificação. 

Stats

Os 41 golos da jornada mostram que faltou eficácia aos grandes pontas-de-lança. Houve três empates a um golo. Os jogadores do Barcelona dominam os capítulos relacionados com os golos. Leonel Messi aumentou a vantagem na lista de melhores marcadores para 7, seguido de Ozil, Lewandowski e Cavani com 4. O rei das assistências continua a ser Neymar com 6, bem distante de Alaba, Ronaldo e Suárez. Em termos de golos marcados o Barcelona tem sido a formação mais eficaz.

O trio mais indisciplinado da competição ficou desfeito porque Gatskan cometeu mais cinco faltas nesta jornada, enquanto Vazquez apenas duas e Traore mais uma. A nível dos cartões amarelos e encarnados existem vários jogadores empatados. 

Melhores da Jornada

Melhor Equipa
Légia Varsóvia
O campeão polaco cometeu um feito inédito ao empatar contra o Real Madrid, conquistando o primeiro ponto na competição. O empate ainda permite sonhar com o apuramento para a Liga Europa. A proeza poderia ter ficado na história se o Legia tivesse conseguido segurar a vitória, mas Kovacic ainda empatou. A reacção após ter encaixado o primeiro golo ao minuto 1 por Gareth Bale também fica na retina.

Melhor Encontro
Légia Varsóvia - Real Madrid
Nesta ronda todos os caminhos vão dar à capital da Polónia. Um grande jogo entre David e Golias que não ficou para a história devido às razões apontadas. A vontade dos polacos continuarem ligados à competição foi decisiva para ultrapassar os merengues que se apresentaram na máxima força apesar de ser um jogo teoricamente acessível. O primeiro golo ao minuto 1 por Bale não intimidou o adversário, que explorou todas as hipóteses para fazer história. Ficou-se pela metade.

Melhor Jogador
Franco Cervi (Benfica)
O argentino do Benfica fez um grande jogo frente ao Dinamo Kiev, apesar de não ter marcado. Cervi mereceu a titularidade nos últimos jogos, sendo que, tem correspondido à chamada de Rui Vitória. Neste momento, é a velocidade e alguns pormenores técnicos que garantem vantagem sobre os concorrentes internos e os adversários no campo.

Notas

+ O regresso de Falcão aos golos é sempre uma boa notícia porque estamos perante um jogador com enorme talento que sofreu com os problemas físicos. 

+ Os tricampeões da Liga Europa estão a fazer uma grande temporada que pode ter como primeiro prémio o topo da classificação no grupo e evitar a saída da competição nos oitavos-de-final

+ Os alemães do Bayer Leverkusen venceram o Tottenham em Londres, mantendo-se na corrida pelo apuramento

- Os campeões holandeses já não se podem apurar para a próxima fase, mostrando a fragilidade da equipa

- A Juventus perdeu dois pontos em casa, correndo o risco de ficar em segundo lugar e apanhar uma equipa do seu nível no início da segunda ronda.

Comentários

Mensagens populares