La Liga. Invenção de Luis Enrique consegue finalmente alcançar o primeiro lugar

24ª jornada

Atlético Madrid 1 Barcelona 2

Golos: Godín - Messi, Suárez

O Atlético Madrid perdeu uma excelente oportunidade para vencer pela primeira vez o Barcelona nesta temporada, depois da derrota na primeira volta e dos jogos para a taça.

Os colchoneros tiveram as melhores oportunidades, asfixiaram o adversário, sobretudo nos 30 minutos iniciais. Neste período, o Atlético atacava pelo lado esquerdo com Filipe Luis e Koke, mas a melhor oportunidade surgiu aos 25 minutos num grande remate de Griezmann. 

O Barcelona não conseguia sair do meio-campo por causa do esquema de três centrais inventado por Luis Enrique. Os médios blaugrana deveriam secar a acção de Griezmann e Gameiro, mas acabaram por perder inúmeras bolas à saída da grande área, que resultavam em jogadas perigosas porque os anfitriões exploraram muito bem o adiantamento da defesa composta por Mathieu, Umtiti e Piqué. 

Nos últimos quinze minutos, houve uma boa reacção do campeão. Suarez teve dois remates perigosos, Messi permitiu uma boa defesa a Oblak e Piqué poderia ter feito o 0-1 através de um cabeceamento. 

O início da segunda parte foi uma fotocópia dos primeiros 30 minutos de jogo. Os colchoneros carregaram e o Barcelona continuava com os mesmos problemas, sendo que, os atacantes tinham de vir ao seu meio-campo buscarem as bolas e os laterais Sergi Roberto e Rafinha não tocaram na bola. Neste aspecto, Iniesta deve ter sido o jogador que mais sofreu com a pressão do adversário, tendo sido substituído. 

Apesar da superioridade colchonera, foram os catalães que marcaram aos 63 minutos por Rafinha numa jogada com vários ressaltos até chegar aos pés do brasileiro. Os festejos duraram pouco tempo porque Godín trouxe justiça ao resultado numa altura em que Torres já estava em campo. 

O problema é que os anfitriões deixaram de procurar o segundo golo com a mesma vontade e qualidade da primeira hora de jogo. Simeone estava satisfeito com o empate, mas Messi terminou com o sonho do Atlético em chegar ao título a três minutos dos noventa. 

O triunfo coloca o Barcelona à espera do resultado do Villarreal-Real Madrid para saber se termina a jornada no primeiro lugar. A luta pelo título ficou reduzida a duas equipas e meia, porque ninguém sabe como se vai comportar o Sevilha. 

Comentários

Mensagens populares