La Liga. Barcelona prova que a posse de bola funciona melhor que o jogo directo

33ª jornada

Real Madrid 2 Barcelona 3

Golos: Casemiro, James - Messi 2, Rakitic

O Barcelona jogou no Santiago Bernabeu disposto a correr riscos, mesmo sabendo que uma derrota significava o adeus ao título. 

Os catalães exploraram preciosamente as debilidades do Real Madrid. A defesa é uma lástima e apenas Modric tem qualidade para jogar no meio-campo merengue, pelo que, a superioridade neste dois sectores permitiu ganhar o desafio, sabendo que no ataque estava em desvantagem por causa da ausência de Neymar. A verdade é que Benzema e Bale estão em má forma, mas Cristiano Ronaldo vale pelos três.

O primeiro golo do Real nasce de uma das grandes armas da equipa que são as bolas paradas, sendo o único momento em que Casemiro e Sergio Ramos continuam a serem úteis à equipa. A vantagem durou pouco porque Messi mostrou que pode fintar muitos jogadores e marcar. 

No primeiro tempo houve inúmeras oportunidades para os dois lados, embora os verdadeiros lances de perigo estivessem guardados para a segunda parte. 

No etapa complementar, o Barcelona adiantou-se com um grande golo de Rakitic e a expulsão de Sergio Ramos complicou as ideias de Zidane. As grandes defesas de Keylor Navas evitaram um resultado mais volumoso, ainda com o central espanhol em campo. No entanto, a entrada de James permitiu chegar à igualdade perto do minuto 90. O treinador francês fez bem em não colocar um central e tentar encostar o adversário às cordas. 

Numa altura em que o empate mantinha o campeonato emocionante, mas com ligeira vantagem para os merengues, Messi finaliza com sucesso uma grande jogada que envolveu o português André Gomes. 

O 2-3 coloca merengues e catalães com 75 pontos nas últimas cinco jornadas. As duas equipas são de altíssimo nível, mas o Barcelona tem mais segurança na circulação de bola, obrigando o adversário a se desgastar, enquanto o Real tem grande eficácia no jogo directo. A outra diferença é que os blaugrana jogam para Messi e Ronaldo tem de resolver todos os problemas dos merengues.

Comentários

Mensagens populares