Supercopa. Merengues mostraram mais qualidade colectiva

1ª Mão

Barcelona 1 Real Madrid 3

Golos: Leonel Messi - Piqué ag, Cristiano Ronaldo, Asensio

Golos: Messi - Piqué a.g, Cristiano Ronaldo, Asensio

A temporada na liga espanhola começa da melhor maneira com um grande jogo entre os dois protagonistas da última época. Apesar de estar em disputa a Supertaça, as duas equipas mostraram que são as melhores do país vizinho, mesmo com alterações no onze devido a ausências importantes. Os catalães escolheram Deulofeu para substituir Neymar enquanto se resolve a transferência de Coutinho ou Dembélé. Por seu lado, os merengues mudaram para 4x4x2 ou falso 4x3x3 até Cristiano Ronaldo atingir condições físicas plenas. O problema é que na segunda mão a estratégia de colocar Isco atrás de Benzema e Bale tem de continuar porque o melhor jogador do mundo foi expulso. 

O futebol praticado mantém-se de excelência e mesmo no primeiro jogo oficial os conjuntos ofereceram espectáculo. O estilo de jogo é  o mesmo, embora com variantes diferentes devido à ligeira alteração dos intérpretes. O Barcelona dificilmente consegue as mesmas triangulações sem o craque que está no PSG e o Real Madrid pode ter encontrado uma forma de jogar sem a presença constante do trio BBC no onze titular, além de que nesta temporada não é possível contar com James e Morata. Não existem as mesmas alternativas que garantem fiabilidade numa temporada desgastante.

O ataque é a principal arma de blaugrana e merengues, mas os cérebros residem no meio-campo. Não tendo havido alterações no mercado de transferências tem que se manter a exigência do passado. Curiosamente notou-se um decréscimo dos sectores defensivos. A colocação de Aleix Vidal no lado direito em detrimento de Nelson Semedo revelou ser desastrosa para o treinador Ernesto Valverde. Os fantásticos remates de Ronaldo e Asensio que resultaram em golo nasceram do lado esquerdo do ataque merengue.

A eliminatória está em aberto porque o Barcelona pode fazer o mesmo resultado no Santiago Bernabéu, mas os primeiros sinais mostraram que os catalães estão ligeiramente mais fracos.

Comentários

Mensagens populares