La Liga. Dupla do costume consegue reviravolta, apesar da estreia de Coutinho

21ª jornada

Barcelona 2 Alavés 1

Golos: Suarez, Messi - Guidetti

Os visitantes estiveram perto de consumar a primeira derrota do Barcelona em casa na competição, mas a dupla habitual efectuou mais uma reviravolta que pode ter fechado as contas do campeonato.

A titularidade de Philippe Coutinho era a principal novidade na equipa treinada por Ernesto Valverde. O brasileiro apareceu nas costas da dupla de avançados, embora descaído para a direita. A exibição não foi a melhor, tendo pisado várias vezes as zonas exclusivas de Messi, além de faltar sempre o passe certo.

O Alavés aproveitou a única ocasião da primeira parte para se adiantar no marcador. Um contra-ataque de Guidetti antes do meio-campo tremeu o Camp Nou. No segundo tempo outro lance semelhante poderia ter aumentado a vantagem. 

As ideias que tornaram o Barcelona invencível só foram colocadas em prática com as alterações efectuadas por Valverde. O treinador apostou na velocidade e qualidade de Jordi Alba e Sergi Roberto para os lugares de Nelson Semedo e Lucas Digne. As mudanças nas faixas fizeram toda a diferença, já que, os desequilíbrios foram feitos por essas zonas. O golo de Suarez nasce de uma jogada fantástica de Iniesta no corredor esquerdo. 

A defesa do Alaves abriu espaços, mas só um magnífico livre de Messi terminou com as especulações sobre o vencedor, apesar de duas situações do adversário na parte final.

Um triunfo bastante sofrido por culpa da falta de profundidade nos flancos devido à inclusão de Philippe Coutinho.

Comentários