Sporting vs Benfica


Os velhos rivais jogam uma cartada decisiva na manutenção do segundo lugar que garante o acesso à pré-eliminatória da Champions League na próxima época. O triunfo confirma a segunda posição de qualquer equipa porque coloca-se numa posição de vantagem no confronto directo devido ao empate na Luz. A divisão de pontos mantém tudo em aberto, sendo que, os leões podem empatar 0-0 e o Benfica precisa de igualar a duas bolas ou mais para sair na segunda posição. Contudo, os dois clubes podem oferecer o título ao FC Porto em caso de empate. 

Os últimos resultados das equipas coloca os leões com ligeiro favoritismo, além de jogar em casa. Martim Bustorff entende que "neste momento o Sporting está mais embalado pela série de triunfos ". O outro factor apontado pelo adepto é "a possibilidade real de depender apenas de si para chegar ao segundo lugar". Por seu lado, Manuel Marques Guedes não encontra motivos para "considerar o Benfica favorito nesta partida". 

A pressão será uma realidade nos dois lados porque a derrota significa o adeus à possibilidade de marcar presença na Champions, podendo haver consequências desportivas e financeiras na próxima temporada. A hipótese dos rivais entregarem o título aos dragões também pode pesar na hora de lutar apenas pelo pontinho. Martim Bustorff explica que "as duas equipas vão jogar para ganhar", enquanto o adepto benfiquista acredita que "a qualidade do espectáculo depende do tempo que demorar a entrar o primeiro golo".

Nesta temporada, Jorge Jesus e Rui Vitória já conquistaram títulos, mas ambos falharam o principal objectivo. A possibilidade dos treinadores iniciarem a quarta temporada ao serviço dos respectivos clubes já está a ser colocada em causa. Os adeptos de Benfica e Sporting entendem que a avaliação não pode ser feita apenas pelo eventual terceiro lugar no campeonato. Martim Bustorff garante que "só a não conquista da Taça de Portugal sentenciaria a saída de Jorge Jesus". Manuel Marques Guedes recorda "a manutenção de Jorge Jesus no Benfica depois da perda de três títulos na meta em 2013".

Comentários