World Cup 2018. James Rodríguez altera as ambições da selecção com grande classe

Grupo H
2ª jornada

Polónia 0 Colômbia 3

Golos: Yerri Mina, Radamel Falcão, Cuadrado

Os colombianos realizaram uma excelente exibição frente à Polónia. O resultado elimina os polacos da competição. 

As duas equipas entraram em campo pressionadas, mas apenas os sul-americanos colocaram no onze titular a ambição de ganhar. Contudo, os polacos também efectuaram as mesmas alterações que o adversário relativamente ao desafio da primeira jornada.

A diferença esteve na criatividade demonstrada no último terço do terreno. O seleccionador José Pekerman não teve medo de meter Quintero e James Rodríguez em campo, criando receio no oponente, que só tinha Lewandowski para resolver a partida no plano individual.

A estratégia resultou em pleno, já que, os dois jogadores foram os principais responsáveis pela vitória expressiva. Quintero teve de baixar no terreno para ajudar a dupla defensiva composta por Barrios e Aguilar, mas passou mais tempo no meio-campo adversário. Por seu lado, James deambulava perto da grande área para efectuar o último passe, que seria aproveitado por Falcão e Cuadrado.

As dificuldades na primeira parte só se fizeram sentir na grande área. O ataque móvel colombiano falhou quase sempre no último passe em situações que poderiam dar remates à baliza com perigo, como sucedeu num lance de contra-ataque protagonizado por Falcão e Cuadrado contra dois defesas da Polónia, tendo o avançado falhado uma assistência decisiva para o número 11.

O merecido golo acabaria por chegar aos 39 minutos num lance trabalhado por Quintero e James, que terminou com uma cabeçada certeira de Yerri Mina. 

Na segunda parte, manteve-se a postura ofensiva dos sul-americanos, mesmo com as alterações efectuadas por Adam Nawalka. O génio e arte de James e companhia nunca perdeu o foco da baliza. No outro lado, a estrela Lewandowski só conseguiu ter uma oportunidade aos 57 minutos. 

A superioridade dos cafeteros foi consumada com dois golos até ao final da partida. Aos 69 minutos, Radamel Falcão marcou pela primeira vez um golo em mundiais e antes do último quarto de hora, James Rodríguez efectua mais um grande passe que isola Juan Cuadrado para o 3-0. 

A Colômbia voltou a ter magia no regresso em pleno de James Rodríguez.

Comentários